- Karina V. Lobo
- 10 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
O trabalho de taxidermia e osteotécnica na Volkranios tem várias etapas importantes, desde a seleção do material a ser trabalhado ao preparo seguro das peças, além de toda segurança e responsabilidade necessárias para o bom desenvolvimento e criação, a volkranios conta com uma ética de produção importante:
Nenhum animal foi morto para a realização da taxidermia e osteotécnica na loja. Todos os ossos que a taxidermista Karina V. Lobo trabalha e cria artes únicas e autênticas são reciclados, ou seja, ela aproveita carcaças de animais que morreram acidentalmente (em estradas, descargas elétricas no campo, entre outras fatalidades, bem como recebe a carcaça de caprinos, ovinos, equinos e bovinos de pequenos criadores ( pecuária familiar ) e em alguns casos coleta animais que tiveram a morte natural por idade.
Nem todo animal coletado serve para trabalho seja para taxidermia quanto para osteotecnia, carcaças de animais que morreram com alguma patologia ou zoonoses, não são comercializados. Outro fato importantíssimo é que apenas é realizada a arte em animais domésticos, como permite a lei Brasileira.
Todas as peças são preparadas pela taxidermista Karina V. Lobo.
A volkranios preza e respeita a ética animal, apenas reciclando-os. Dando uma ressignificação para aqueles que já se foram.
O processo de produção é lento, em pequena escala e muito íntimo, buscando trazer a sensibilidade de notar na morte uma beleza, aprendizado e um recomeço. Karina V. Lobo, artista chefe e taxidermista da Volkranios.